Home > Notícias > 1ª edição da Feira da Agricultura Familiar

1ª edição da Feira da Agricultura Familiar

Publicado em 10 de abril de 2018

1ª edição da Feira da Agricultura Familiar

Aconteceu na última sexta-feira, 6, no Mercado do Produtor Rural, a 1ª edição da Feira da Agricultura Familiar e Economia Criativa de Paraty, que passa a acontecer quinzenalmente. A feira teve a participação de cerca de 30 agricultores com a venda de produtos bem diversificados: cupuaçu, cacau, laranja, limão, ora pro nobis, abóbora, palmito, taioba, flores comestíveis, pães, geleias, sorvete de aipim, doces em compotas, doces em calda, cocada, bolo, mel, plantas ornamentais e artesanatos como cerâmicas, bonecas de pano, crochês, bolsas, tapetes, panos de mesa entre outros.

Chefs do Polo Gastronômico participaram fazendo uma panelada na hora de Polenta com Taioba, creme de aipim com queijo coalho e uma salada morna com produtos que estavam à venda no local. Durante a feira a Secretaria de Cultura realizou oficinas de artes, de pintura e mediação de leitura para a criançada. A parte musical foi a cargo da banda Seu Maia, com músicas regionais.

A Feira foi instituída através da lei municipal 2143/2018 e destina-se à promoção da venda de verduras, legumes, raízes, frutas, sucos, mel, pães, frutas, flores, plantas ornamentais, artesanato e cultura. É um espaço dedicado a produtos produzidos exclusivamente por agricultores familiares, empreendedores familiares rurais e produtores individuais.

A Feira da Agricultura Familiar e Economia Criativa é uma realização Prefeitura de Paraty, Emater-Rio, Associação Agroecológica de Produtores Orgânicos de Paraty – AAPOP -, Coletivo de Economia Solidária, AgroForquilha e produtores independentes. E conta com o apoio da Fiperj, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Pacova e Eletrobras - Eletronuclear.

A feira acontece às sextas-feiras, quinzenalmente. A próxima edição é em 20 de abril, das 8h às 13h, no Mercado do Produtor Rural.