Home > Notícias > Biblioteca Municipal de Paraty | Fábio Villaboim

Biblioteca Municipal de Paraty | Fábio Villaboim

Publicado em 10 de maio de 2018

Biblioteca Municipal de Paraty | Fábio Villaboim

Aconteceu ontem, 9, a inauguração da nova sede da Biblioteca Municipal de Paraty | Fábio Villaboim. O local foi totalmente revitalizado e ganhou nova sinalização visual, que cria um espaço convidativo e acolhedor tanto para os que passam, quanto para os leitores e sócios. Além da aquisição e renovação de todo o mobiliário, com estrutura adequada para abrigar o acervo de mais de 40 mil títulos.

“A entrega deste equipamento cultural à cidade é o resultado de muita luta, que não é apenas minha, mas de todas as pessoas que acreditam no potencial da literatura. Que sabem como é importante para uma cidade, para um país o incentivo a leitura”, afirmou a secretaria de Cultura, Cristina Maseda, que também fez uma homenagem à escritora e professora de língua portuguesa e literatura do Cembra, Marina Gouveia, pela dedicação aos jovens e incentivo à leitura.

“É um momento feliz. Temos que comemorar. Saímos de um lugar impróprio para uma biblioteca. Não era atraente levar crianças para ler livros num local onde já foi uma cadeia. Agora sim, está num local bonito e apropriado. Essa é uma decisão de um governo que acredita na cultura, na educação, na literatura”, comentou o prefeito Casé durante a inauguração do novo espaço da biblioteca, que agora fica na principal esquina da cidade,  Rua do Comércio, esquina com a Rua Samuel Costa.

Entre as novidades da nova estrutura está a utilização de equipamento e software para a digitalização do acervo e automação no atendimento, que busca inovar a imagem e a ambientação da Biblioteca Municipal de Paraty. Com isso, tornar o espaço acolhedor, ágil e atraente aos usuários. Desta forma é possível ampliar o público e possibilitar que esse importante equipamento cultural municipal desenvolva o seu potencial.

A biblioteca foi criada em 1872 pela Câmara Municipal da Cidade de Paraty, a partir de decreto imperial de 1871 que “mandou estabelecer uma biblioteca pública em cada uma das cidades desta Província” (do Rio de Janeiro). Entre os documentos em que se verificam o seu efetivo funcionamento estão um ofício de 1872 da Câmara ao Diretor da Instrução Pública da Província detalhando os horários da biblioteca; a lista de uma compra de livros pela biblioteca a B. L. Garnier, Rio de Janeiro, em 1874; a lista da doação de livros à biblioteca por um cidadão paratiense em 1876; e o livro de registro dos empréstimos realizados no ano de 1879.

A biblioteca funcionou em diferentes salas da Câmara até 1981, quando parte de seu acervo foi transferido para a Escola Municipal do Parque da Mangueira. Em 1992, com a doação do acervo bibliográfico de Fábio Villaboim, a biblioteca foi reorganizada pelo Instituto Histórico e Artístico de Paraty, com o nome de Biblioteca Municipal Fabio Villaboim, funcionando inicialmente na Casa da Cultura de Paraty, sendo transferida em 1997 para a Antiga Cadeia, no Largo de Santa Rita. Foi um passo importante para a ampliação tanto de seu número de usuários e sócios quanto de seu acervo, já inicialmente de qualidade– em particular a partir da realização da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), a qual desde a primeira edição em 2003 inclui a doação à biblioteca de exemplares de livros de todos os autores convidados, acrescentando-se às doações dos sistemas estadual e nacional de bibliotecas. Em vinte anos, todavia, as limitações e inadequações do local foram se tornando mais evidentes, dificultando a sua adequação à atual concepção das bibliotecas como espaços atraentes e acolhedores, não só à leitura e estudo como também à fruição e produção cultural e à própria convivência.

Funcionamento da Biblioteca Municipal de Paraty:

De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.