Home > Notícias > Gestão da CIPA da Prefeitura de Paraty é premiada

Publicado em 10 de agosto de 2018

Gestão da CIPA da Prefeitura de Paraty é premiada

Projeto de Reestruturação da Gestão da CIPA da Prefeitura de Paraty é premiada

A premiação foi entregue em 3 de agosto, em São Paulo A Prefeitura de Paraty recebeu em 3 de agosto, em São Paulo, 02 premiações no “Prêmio Proteção Brasil 2018”, ficando em 1º Lugar na Categoria tema e 1º Lugar da Região Sudeste, na Categoria Regional com o Projeto: PartiCIPAtiva e o Programa de Melhoria da Cultura de Segurança. Em sua 13º edição, é a primeira Prefeitura no Brasil a receber este prêmio.

A CIPA está instaurada na Prefeitura de Paraty desde 2008, porém com esta reestruturação realizada na Gestão 2017/2018, proporcionou um trabalho de excelência, capaz de concorrer e ganhar de diversas empresas multinacionais, sendo considerada como referência Nacional.

A premiação, organizada pela Proteção Publicações e Eventos com apoio de instituições como Senac, Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais, Associação Nacional de Medicina do Trabalho, dentre outras, é considerada hoje a mais importante distinção concedida ao trabalho desenvolvido dentro das empresas em prol da saúde e segurança do trabalhador.

Nesta edição de 2018, a premiação contou com 189 trabalhos inscritos, sendo 22 selecionados como os melhores em suas categorias. Assim como em anos anteriores, a Região Sudeste concentrou o maior volume de inscritos, com 66,9% das inscrições, ficando na sequência Nordeste (17,2%), Sul (6,2%), CentroOeste (5,5%) e Norte (4,1%).

A comissão julgadora do prêmio seguiu alguns critérios de avaliação como: resultados obtidos, criatividade, inovação, envolvimento de outros setores nas ações de Saúde e Segurança do Trabalho - SST, envolvimento dos funcionários nas ações de SST, entre outros. "Hoje tornamos a equipe da CIPA autônoma na condução dos processos, com ações estratégicas previstas em seu plano anual de trabalho. Desenvolvemos também, um Programa de Melhoria da Cultura de Segurança capaz de identificar o nível de maturidade da Cultura de Segurança dos funcionários e a CIPA esteve presente em todo o processo de implementação deste programa. Foram realizadas 314 entrevistas, totalizando 11.970 questões respondidas pelos trabalhadores. Este trabalho foi fundamental para identificarmos os pontos de melhoria em nossa empresa e definir ações para evolução do comportamento seguro", afirma o engenheiro de Segurança do Trabalho da Prefeitura de Paraty, Fabricio Taucita.

A ideia do programa é que, ao longo dos anos, possa ser desenvolvida a melhoria da cultura de segurança dos servidores e, consequentemente, proporcionar um ambiente de trabalho saudável e seguro dentro da instituição. Por meio dessas ações a CIPA da prefeitura de Paraty foi considerada a melhor CIPA do Brasil em 2018. "Nos sentimos muito honrados por essa premiação. É o reconhecimento de um trabalho em equipe. Mas nossa maior vitória está em proporcionar a melhoria das condições de trabalho e gerar uma mudança de hábito através da conscientização de nossos trabalhadores. Nesta Gestão 2017/2018 da CIPA, demos o pontapé inicial dos trabalhos, sendo que sua manutenção e continuidade serão realizados pelas futuras gestões da CIPA, a serem empossadas ao longo dos anos.", afirma a presidente da CIPA, Marcilene de Paula.

Sobre a CIPA

CIPA é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, composta atualmente na Prefeitura de Paraty por 12 pessoas, seis eleitos pelos empregados e seis indicados pelo empregador. E tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.