Home > Notícias > Programa “Lugar de Aluno é na Escola”

Programa “Lugar de Aluno é na Escola”

Publicado em 7 de agosto de 2018

Programa “Lugar de Aluno é na Escola”

Em Paraty, “Lugar de Aluno é na Escola”
Prefeitura lança projeto em 9 de agosto

A Prefeitura de Paraty lança em 9 de agosto, em evento na Casa de Cultura, o programa “Lugar de Aluno é na Escola”. Trata-se de um programa da Secretaria de Educação com o objetivo de garantir a permanência dos estudantes nas escolas, através do combate à evasão escolar, e promover a busca ativa de crianças e adolescentes em idade escolar que não estão regularmente matriculados nas redes municipal ou estadual.

Para assegurar a permanência dos alunos já matriculados na rede municipal, o programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação – SME - estabelece ferramentas para identificar situações de alerta e disparar a rede de acompanhamento dos estudantes. Os casos de infrequência sem justificativa e de possível abandono da escola são registrados em uma plataforma digital que integra informações georreferenciadas de todos os estudantes da rede municipal de Paraty – o observatório municipal de prevenção à violência, desenvolvido pela Prefeitura de Paraty em parceria com a Comunitas.

A plataforma vai disparar alertas para a equipe de gestão do programa “Lugar de Aluno é na Escola”, que iniciará então o processo de acompanhamento do trabalho de recuperação do vínculo escolar. Esse trabalho começa dentro da própria sala de aula, passa pelo coordenador pedagógico e pela direção da escola e, em último caso, conta com o apoio também do Conselho Tutelar.

Com as informações  georreferenciadas do observatório, a equipe da SME também poderá priorizar o atendimento a bairros ou regiões da cidade onde há mais registros de risco de evasão, trabalhando o vínculo com as famílias.

De acordo com os dados consolidados do observatório de prevenção à violência em julho de 2018, há 241 alunos em situação de risco de evasão escolar em Paraty. A meta do programa “Lugar de Aluno é na Escola” é zerar estes casos até o fim de 2018.

No trabalho de busca ativa às crianças e adolescentes fora da escola, a equipe da SME contará com a ajuda de agentes de saúde e assistentes sociais, coordenando um trabalho integrado que pretende priorizar a aproximação com as famílias.

Segundo dados do Educacenso 2017, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep, há 930 crianças e adolescentes fora da escola em Paraty – número 30% menor que o registrado há cinco anos, mas, mesmo assim, um desafio para o Poder Público.

Muitos desses adolescentes deveriam estar cursando o ensino médio, que é de responsabilidade do Estado.  Por isso, a SME convidou as direções das escolas estaduais de Paraty a participar do “Lugar de Aluno é na Escola”, assumindo o compromisso de oferecer vagas para aqueles estudantes que forem identificados pelo Busca Ativa.

Para fazer a população refletir sobre o “Lugar de Aluno é na Escola” e engajar as famílias, a SME também vai promover, no final do ano, mutirões de matrículas nos bairros. A meta é percorrer a Zona Rural e Costeira de Paraty e os bairros mais populosos, oferecendo a oportunidade para que todas as famílias possam matricular seus filhos.

A secretária de Educação, Eliane Tomé, afirma que os indicadores do programa serão atualizados mensalmente pela equipe de gestão. “Esse é o nosso compromisso: em Paraty, não vamos admitir nenhuma criança ou adolescente fora escola. Temos certeza de que esta é a melhor forma, inclusive, de promover a prevenção à violência no município.”
Para o lançamento do programa, foram convidados representantes do Judiciário, Ministério Público e conselhos que atuam na cidade.

Lançamento “Lugar de aluno é na escola”
Local: Casa da Cultura